PT
EN

A PEDRA

A Pedra... antes e agora

A Pedra foi desde sempre uma referência obrigatória para todos os povos. A História da humanidade encontra-se dividida por idades, sendo que a primeira delas é a Idade da Pedra. Já neste período da história era dada uma extrema importância à pedra não só como ferramenta de corte e percussão mas também para armas, uma vez lascadas e afiadas, constituíam verdadeiras armas, principalmente para a caça e defesa de predadores.

Mais tarde, a pedra passou a servir também para uma enorme diversidade de usos, desde a construção de muralhas, cabanas habitacionais e complexos espaços funerários, até à elaboração de pequeníssimos objectos, como os pendentes.

A pedra ganhou também muita importância pelas construções em que servia como suporte, pois durante o reinado de todos os reis era com ela que conseguiam atingir grandiosas e magnificas obras entre elas igrejas, conventos, palácios entre outros. Desde o tão próximo daqui, Mosteiro de Alcobaça mandado construir como casa dos monges de Cister ao Convento de Mafra mandado construir por D. João V, em virtude de uma promessa que o jovem rei fizera se a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência, entre tantos outros monumentos espalhados pelo nosso país. Como é perceptível, com a pedra os nossos antepassados conseguiam atingir a grandiosidade e marcavam assim aspectos importantes dos seus reinados .

Actualmente, a pedra é usada como um material que vem completar a casa, dar-lhe mais valor e tornar certos espaços em que é aplicada locais que á partida irão ter uma durabilidade infindável.

Na nossa região, onde a pedra existe em abundância foi sendo uma actividade com cada vez mais relevo a nível social e económico. Além das pessoas que vivem directamente da pedra, existem muitas outras unidades económicas de apoio, como é o exemplo das indústrias de fornecimento, reparação e manutenção de equipamentos fortemente orientadas para todo um apoio às unidades de exploração.

Rodeados de pedra, ela é a nossa inspiração e constituinte principal dos nossos produtos, temos de aproveitá-la e valorizá-la pois é dela que vivemos.

TOPO
PEDIDO DE ORÇAMENTO
PEDIDO DE ORÇAMENTO
/ ESTALEIRO 1
Av. dos Combatentes, Albarraque, Sintra
/ ESTALEIRO 2
IC2, km 85.5, Charneca do Rio Seco, Alcobaça